quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Luis Ángel Firpo (Junín, Argentina, 11 de octubre de 1894 - Buenos Aires, 7 de agosto de 1960), fue un boxeador argentinoconocido como el toro salvaje de las Pampas y considerado como el padre del boxeo profesional argentino.1 El 14 de septiembre de 1923 enfrentó a Jack Dempsey en la llamada pelea del siglo por el título mundial de peso completo. Dempsey era un gran campeón y terminó venciendo a Firpo, pero después de que Firpo lo hubiera noqueado y de que el referee y el público ayudaran a Dempsey a levantarse. Técnicamente Firpo había ganado la pelea y Dempsey debió haber sido descalificado. Pero el combate siguió y finalmente, Dempsey le ganó a Firpo. Durante su carrera, Firpo derrotó a hombres tales como Jess Willard, Bill Brennan, Homer Smith, Charley Weinert, Erminio Spalla, Al Reich, Dave Mills, Jack Herman y Walter Lodge.

Infância   
Firpo Agostinho chegou em Junín, em 1887 , a partir de Itália . No ano seguinte, ele se casou com Angela Larroza, origemespanhola . Agostinho começou a trabalhar no sapato Bazzani. O casal teve quatro filhos: Serafina, Luis Angel, Alfredo e Juan. Ao nascer, o último, em 1902 , a mãe morreu.
O segundo filho do casal nasceu na quinta-feira , 11 de Outubro de 1894 na casa da família, localizada na rua Lavalle 215 da cidade de Junín. Ele foi batizado na antiga Igreja de San Ignacio com o nome de Luis Angel. Seus padrinhos foram Francisco Minotti e Teresa Anselmo
De Luis sofreu pequeno desconforto nos ouvidos, para que seus pais tiveram que levá-lo a Buenos Aires para curar, em 1898 . Voltar em Junín, a família vivia em uma fazenda localizada perto do pontapé Federal . Luis começou a sua educação primária na escola n º 8 .
Quando ele tinha 12 anos, seu pai o levou para Buenos Aires, onde ele serviu como um empregado em um restaurante na União Telefónica e uma farmácia.
Juventude 
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
Luis Angel Firpo.
Luis Firpo da Argentina foi dispensado do serviço militar devido a sua antiga doença nos ouvidos.
Uma anedota de sua juventude dá uma idéia de sua força. Luis trabalhou como maestro em uma fábrica de tijolos refratários, e em uma ocasião foi agredido por três pessoas enquanto caminhava pela rua com uma soma de dinheiro. Assuntos ameaçou entregar o dinheiro. Sem uma palavra, com a serenidade que o caracteriza, Firpo usou seus punhos terríveis. Dois dos ladrões foram nocauteeo terceiro teve de fugir para evitar o mesmo destino.
Felix Bunge era o dono da fábrica onde trabalhava Louis tijolos refratários, e podia apreciar o menino condicones. O que ajudou mesmo fisicamente para que você possa iniciar a sua carreira como boxeador.
Há uma história similar. Quando comecei a praticar boxe e residia em Villa Crespo , chegando em casa um dia seu pai notou que ele foi repreendido por um outro homem. Firpo manteve a serenidade habitual, até que resistiu mais. Julgado a honra de seu pai tinha sido insultado e decidiu intervir. Levou o visitante irritado com uma mão pelo pescoço e outro pelas nádegas, levantou-a como se fosse um saco de batatas fritas, levou-o até a cerca de frente para a rua e começou a jogá-lo para o outro lado.
As primeiras batalhas 

http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
Firpo começando a EUA para enfrentar Bill Brennan.
Firpo iniciou sua carreira profissional em 10 de dezembro de 1917 em Buenos Aires , jogando uma partida contra Frank Hagney . Originalmente, o júri estava indeciso, mas mais tarde foi mudado dando a luta Firpo ganhou.
De 1918 para 1920 leva 10 lutas no Uruguai e Chile , que ganha 7 por nocaute e uma por pontos, e perdeu uma por nocaute e uma por pontos.
De meados de 1920 até o final de 1921 luta em sete oportunidades, 6 deles na Argentina (incluindo uma exposição) e uma no Chile . Novamente obter bons resultados: 5 vitórias (4 delas por nocaute ) e uma luta sem definição.
Em 1922 realizou a sua primeira campanha em Estados Unidos , com duas lutas em Newark e um em Nova Iorque . Seus rivais eram Tom Maxted ,Joe McCann e Jack Herman , respectivamente.
Termine com três anos lutando em Buenos Aires: 2 exposições e ganhar uma luta por nocaute .
Em 1923 , em sua segunda campanha nos Estados Unidos, incluindo também lutas em Cuba e México . Combate com lutadores como Bill BrennanJim Hibbard , Jack McAuliffe , Jack Herman , Jim Hibbard , Jess Willard , Natalio Pera , Pat McCarthy , Joe Burke , Homer Smith , Charley Weinert e Joe Downey . Foram nove lutas (dos quais 7 KO vitórias, uma por TKO e uma por pontos) em 4 parcelas.
A luta do século  
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
Eu Firpo puxando o anel para Dempsey. Revista Fotoradio Chart .
A campanha atingiu o seu auge quando ele teve a chance de lutar pelo título mundial em todos os pesos, de frente nada mais nada menos que Jack Dempsey , um dos maiores pugilistas da história. Foi a primeira vez que um latino-americano chegou a essa instância. Nessa altura foi Firpo 28.
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
"Dempsey e Firpo" pintura porGeorge Wesley Bellows , 1924 .
Era setembro 14 de 1923 no estádio Polo Grounds em Nova Iorque , antes de 80.000 espectadores.Imediatamente Firpo exibiu toda a sua energia para bater Dempsey com um forehand no início da luta. Mas Dempsey recuperou rapidamente correu o seu adversário e bateu Firpo sete vezes.
Chegando ao fim do primeiro assalto, Firpo Dempsey encurralado contra as cordas com um forte golpe no queixo lançado para fora do ringue. Dempsey caiu sobre a jornalistas, batendo a cabeça em uma máquina de escrever, sofrendo um corte na parte de trás de sua cabeça. Dempsey foi entre 14 e 17 segundos, de acordo com a fonte, fora do ringue , mas o árbitro veio a perceber apenas 9 quando Dempsey conseguiu voltar, auxiliado por jornalistas. Isto tem incrivelmente lento, mais o fato de que Dempsey não retornar ao ringue por conta própria, fez com que muitos afirmam que Firpo deveria ter sido declarado vencedor por nocaute .
No segundo assalto, Dempsey tinha recuperado do choque e conseguiu derrubar três vezes Firpo, até que a luta é interrompida em 57 segundo declarando vencedor Dempsey por nocaute .
O chefe do apelido de "Touro Indomável" ( "Wild Bull" ) ou "Wild Touro dos Pampas" ( "Wild Touro dos Pampas" ) foi o jornalista de Nova York Damon Runyon , que nomeou-o um dos seus artigos .
O resto de sua campanha 
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
Luis Angel Firpo.
Após a luta do século , Firpo leva cinco exposições em Montreal , Lima e Buenos Aires . Voltar à lutas profissionais no início de 1924 , realizando três lutas em Buenos Aires : fiel à forma, ganha 2 por KO e TKO. No final de 1924 retorna para os Estados Unidos , onde ele enfrenta duas vezes sem definição.
Em 1926 luta Firpo na Argentina contra Erminio Spalla , vencendo por pontos que parecia ser sua última luta profissional. No entanto, retorna 10 anos depois, em 1936 , jogando mais 3 lutas. Naquela época Firpo foi de 41, mas conseguiu vencer os dois primeiros por nocaute e perdeu a última por padrão, contra Arturo Godoy, finalmente se aposentar do boxe profissional.
Aposentado do boxe  
http://bits.wikimedia.org/static-1.23wmf7/skins/common/images/magnify-clip.png
Vault de Firpo no Cemitério da Recoleta .
Ao retornar de sua segunda turnê pelos Estados Unidos, Firpo tinha feito a representação dos automóveis Stutz, e mais tarde criou uma exploração avícola em Florencio Varela .
Já se aposentou do boxe, é dedicado principalmente à pecuária, fazendo uma carreira nesta área com o mesmo sucesso que ele teve como um boxeador. Ele era dono de várias estadias como "Friends" (em Bayauca , a 30 km de Junín), "trégua" e "No Rest" (em Carlos Casares , "The Marion" (em Ameghino ), "As Milanese" ( perto de Luján ) e terra na Mercedes .
Em 1952, atuou no filme O nascimento de um campeão e em 1954 foi homenageado como "Knight of Sport" em reconhecimento dos seus méritos.
Em todos os momentos Firpo Junín visitou sua cidade natal, lembre-se que ele sempre soube que sua carreira impressionante.

Luis Angel Firpo morreu em Buenos Aires , no domingo 07 de agosto de 1960 devido a um ataque cardíaco. Ele tinha 65 anos. Ele foi enterrado em um cofre projetado pelo escultor Luis Perlotti no Cemitério La Recoleta , em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

torneios dos campeões 2024! e neste sábado 27/04/24.fonte boxe-bahia

*TORNEIO DOS CAMPEÕES.* Programação do dia *27.04.24* Local: *C.T. Waldemar Santana* - Largo de Roma. Horário: *14:30* *ELITE FEMININO.*    ...