sábado, 28 de junho de 2014

DEU, NO BLOG DE DANIEL FUCS ! VAI SER GRANDE LUTA.

Um combate sem favoritismo acentuado é prenuncio de boa luta na disputa do trono WBO dos leves, pertencente a Terence Crawford, no próximo sábado, dia 28. A transmissão pelo SporTV 3 tem início previsto para as 22h, horário de Brasília.
O equilíbrio também está no fato de ambos serem vencedores de disputas por títulos mundiais e possuírem o registro idêntico de combates profissionais: 23-0, 16 KO.
O campeão Terence Crawford começou no boxe aos 7 anos de idade. Devido ao envolvimento com brigas desde criança, seus pais resolveram matriculá-lo na mesma academia de boxe que o avo, o pai e o tio freqüentaram no passado. Terence reconhece que na adolescência suas companhias não eram as mais recomendadas. Aos 20 anos, quando já começava a aparecer positivamente e havia assinado um contrato para transmissão de luta pela TV, meteu-se num perigoso jogo de dados. Um tiro amortecido pela janela do carro, quando contava o dinheiro recebido no jogo, somado a notícia que sua namorada, hoje esposa, Alindra estava grávida, foram sinais para que abandonasse os amigos de então e se dedicasse ao boxe.
No amadorismo desde os 15 anos, participando de torneios de cadetes, Terence Crawford adquiriu os fundamentos básicos do boxe. Foi no amadorismo que o boxeador conquistou suas primeiras glórias e fãs.
Em 2006, foi vice-campeão do Golden Gloves, um dos mais importantes torneios nacionais amadores norte-americanos. Neste mesmo ano, conquistou a medalha de bronze no Campeonato de Boxe dos Estados Unidos.
Seu treinador, Midge Minor, tomou uma atitude semelhante a que Cus D’Amato teve com Mike Tyson. Sabendo que era preciso tirar Terence das ruas e o pai do boxeador viajava constantemente pela Marinha, Minor levou-o para morar com sua família. Recentemente, Terence Crawford emitiu declaração afirmando não saber o que teria acontecido com ele se não fosse Midge Minor.
No profissionalismo, foi possível perceber os cuidados com sua carreira. Durante quatro anos Crawford enfrentou adversários de menos nível, entre eles o brasileiro Sidney Siqueira que foi derrotado por nocaute. A partir de 2013, a qualidade dos adversários aumentou até ser escalado para enfrentar e derrotar por unanimidade o então campeão mundial WBO dos leves, Ricky Burns.
Terence Crawford ganhou o reconhecimento de diversas personalidades ligadas ao boxe. Andre Ward, Nonito Donaire e Timothy Bradley que realizou trabalhos de sparring com Terence, fizeram declarações sobre a excelência do boxe praticado por Crawford, antes dele se tornar campeão.      
Yuriorkis Gamboa teve uma carreira amadora excepcional até 2006, quando fugiu do regime cubano. Na ocasião, Gamboa assinou contrato, assim como outros boxeadores cubanos, com o empresário turco Ahmet Öner, fundador da Arena Box Promotions.
No amadorismo, suas principais conquistas foram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004; a de prata na Copa do Mundo de Moscou, em 2005, a de bronze no Campeonato Mundial da China no mesmo ano; e outro ouro, em 2006, na Copa do Mundo de Baku, no Azerbaijão.
No profissionalismos desde 2007, assim como aconteceu com Crawford, Yuriorkis Gamboa teve seus primeiros adversários escolhidos a dedo, incluindo o brasileiro Adailton de Jesus a quem venceu por nocaute técnico.
Em 2009, o cubano tornou-se campeão WBA dos penas, título que defendeu algumas vezes.  Em 2010 unificou a coroa WBA com a equivalente da IBF. Entretanto, em 2011, teve seu título IBF cassado, após recusar-se a fazer nova pesagem, conforme determinam as regras da entidade. Na ocasião, seu adversário Jorge Solis que foi derrotado no 4° round, disse ter ficado impressionado com o cubano, pois após quatro quedas chegou a conclusão que Gamboa pegava mais forte do que Manny Pacquiao.
Posteriormente, em 2012 e 2013, Gamboa venceu dois combates pelo cetro interino WBA dos super penas. O boxeador parece ter abandonado esse título interino WBA que na prática tem pouca valia.
Mas nem tudo são louros para Yuriorkis Gamboa. Assim como Crawford, o boxeador cubano também teve problemas extra ringue. Há pouco mais de dois anos Gamboa foi preso por problemas de violência doméstica. Além disso, seu nome foi encontrado numa lista de empresa fornecedora de substancias proibidas para jogadores de basquete. Este último incidente não teve maiores conseqüências para o boxeador cubano, pois seus testes antidoping apresentaram resultado negativo.
Nas bolsas de apostas internacionais, Crawford tem ligeiro favoritismo numa proporção de 3×2, o que mais uma vez demonstra a falta de favoritismo acentuado para este combate.
CuriosidadesTrês curiosidades neste combate:
- A primeira diz respeito a cidade em que será realizado o evento, Omaha, em Nebraska. Apesar de ser a cidade natal de Terence Crawford, é a primeira vez que o pugilista luta profissionalmente no local. A única disputa por título mundial realizada anteriormente na cidade aconteceu antes do nascimento de Crawford. Em 1972, Joe Frazier derrotou por nocaute no 5° round outro nativo de Omaha, Ron Stander.
- A segunda é sobre o ex-campeão mundial dos pesados, Max Baer. Apesar de nunca ter lutado em Omaha, Baer nasceu nesta cidade e foi o único campeão mundial nascido no local.
- A terceira diz respeito mais a minha pessoa. O árbitro do combate deste sábado, Genaro Rodriguez, é o diretor de arbitragem da WBO. Genaro foi o instrutor que me aplicou a primeira prova de árbitro/juiz internacional visando avaliar-me para trabalhar em combates válidos por títulos mundiais. Não o vejo pessoalmente há alguns anos. Vai ser bom revê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ QUE TREINAR BOXE OLIMPICO! EQUIPE ASPUGULF

PROJETO LUTAR PARA VENCER  ELE ACONTECE EM DOIS NÚCLEO. ESCOLA EURIDES SANTANA(segunda e quarta, das 17as 19 horas)E GINÁSIO DE ESPORTES(seg...