terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dirigente rechaça manipulação de resultados no boxe: "É infundado"! Presidente da CBBoxe e membro da Comissão de Arbitragem da Aiba, Mauro Silva diz que não há credibilidade na acusação. Árbitro também descarta a possibilidade:fonte ge

As acusações publicadas pelo jornal inglês "The Guardian" de que existe um esquema de manipulação de resultados nas competições de boxe na Olimpíada Rio 2016, aparentemente, não abalaram atletas, dirigentes e treinadores. Presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) e membro da Comissão de Arbitragem da Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), Mauro Silva foi enfático ao afirmar que denúncia não tem nenhuma credibilidade e classificou o caso como "sem pé nem cabeça".
- Para mim não tem pé nem cabeça. Não tem credibilidade. Eles falam de algo que é infundado, não se vê nenhuma garantia. Não sei o que eles querem com aquilo. Para mim, parece ser alguém querendo atingir outro alguém não sei por qual razão, não sei por qual motivo. Não há nada palpável ali, nenhuma evidência. Eles falam de coisas passadas, falam de Seul, Londres. Aqui é o Rio de Janeiro. Não vejo credibilidade. Já fiz parte de diversas reuniões. O negócio é tão levado a sério que nem se conversa sobre esse tipo de possibilidade. O tempo todo se fala de regulamento. Ponto final. A regra é o que está escrito e acabou - disparou, em entrevista para oGloboEsporte.com.
Mauro Silva, presidente CBBoxe, evento-teste, boxe (Foto: Matheus Tibúrcio)Mauro Silva, presidente da CBBoxe, rechaçou a possibilidade de manipulação de resultados (Foto: Matheus Tibúrcio)
A reportagem também entrou em contato com um árbitro que estará nos Jogos Olímpicos e preferiu não se identificar. Ele descartou a chance de algo do tipo acontecer, mas admitiu que é algo que aumenta a pressão sobre eles na competição.
- Fiquei até surpreso com a notícia. Imagina como o mundo está olhando para a gente agora? Com certeza aumenta a pressão (sobre os árbitros). A Aiba tem um grupo de 25 árbitros que é muito experiente. Já estamos viajando juntos há três anos, então acho muito difícil isso acontecer. Esse grupo de 25 árbitros estará caminhando de mãos dadas até as finais, porque é forte, unido e não tem como furar esse bloqueio para chegar até nós. Isso não existe. A entidade é séria e essa conversa não passa de especulação.
O chefe da equipe de boxe do Brasil na Olimpíada, Otílio Toledo, também deixou claro que não acredita que exista veracidade nas acusações.
- A arbitragem nos últimos anos, com novo sistema de pontuação, sempre deu a vitória para quem merecia. Nunca ouvi nada. Em todos os momentos que estive neste ciclo internacional, a equipe de árbitros tem trabalhado bastante bem. Pode ter um juiz que julga mal, mas, no sistema que se utiliza, a pontuação dele pode entrar ou não. Até hoje não vi uma luta escandalosa para quem perdeu. Não estamos preocupados com isso - declarou Otílio, lembrando que a pontuação é dada por cinco juízes laterais, mas apenas três são sorteados e definem quem venceu o confronto.
Treinador da seleção brasileira, Claudio Aires defendeu o corpo de arbitragem que tem atuado nas grandes competições e mostrou confiança de que os juízes são neutros e não haverá nenhuma manipulação de resultados.
- A arbitragem é neutra. Ela sempre tem que julgar para o melhor. Já estive em outros campeonatos, em vários países, vimos que a arbitragem julga para quem for melhor em cima do ringue. Não acredito nisso. Os árbitros que estão em cima ou embaixo são pessoas capacitadas e honestas, que podem estar aqui e fazer o melhor do seu trabalho. Os árbitros são totalmente neutros, estão aí para fazer o melhor espetáculo e não vai haver nada disso em cima do ringue, nenhuma manipulação.
Entre os atletas do Brasil, o discurso seguiu a mesma linha. Nomes como Robenilson de Jesus, Joedison Chocolate e Michel Borges preferiram não entrar em polêmica e garantiram que a única preocupação é em ter a melhor atuação possível durante a competição. Os cubanos também seguiram a mesma linha. Campeão olímpico em Londres 2012, Robeisy Ramirez não vê espaço para resultados armados na Olimpíada.
- Acredito que todos os boxeadores estão muito bem preparados, são muito técnicos e não têm espaço para arbitragem poder influenciar o resultado. Não acredito que isso possa acontecer na Olimpíada, apesar de os boxeadores normalmente ganharem mais medalhas quando lutam dentro de casa - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

torneios dos campeões 2024! e neste sábado 27/04/24.fonte boxe-bahia

*TORNEIO DOS CAMPEÕES.* Programação do dia *27.04.24* Local: *C.T. Waldemar Santana* - Largo de Roma. Horário: *14:30* *ELITE FEMININO.*    ...