domingo, 21 de julho de 2013

Atletas de MS são proibidas de participar de campeonato Brasileiro de boxe e cobram documentação que comprove impedimento

Entre os dias 22 e 27 de julho Campo Grande será palco pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino e Juvenil Masculino. Três atletas de Muay Thai de MS estão proibidas de participar do evento, elas vivem um dilema por não terem respostas e nem documentação que comprove a proibição de participação. A tetracampeã de muay thai, Fernanda Epelbaum, de 26 anos, conversou com a equipe do MSRecord.com.br.
A solenidade oficial de abertura do evento está marcada para a próxima segunda-feira (22) às 16 horas no Ginásio Guanandizão. As competições terão início às 17 horas e cerca de 180 atletas de 23 estados mais o Distrito Federal participarão do Campeonato que é o mais importante e o mais esperados por atletas de todos o país.
Fernanda Epelbaum, conta que a exatamente um mês atrás, entrou em contato com o representante, da Federação estadual de boxe, Marcelo Nunes, para saber o por quê, não tinha sido inscrita no campeonato, pois todo atleta que já foi campeão estadual é inscrito em campeonatos automaticamente, e que mesmo tentando fazer sua inscrição estava sendo rejeitada. Ela continuou sem respostas.
“Eu perguntei o por que e simplesmente ele me disse que eu não poderia participar porque eu luto muay thai e não boxe. Procurei nos regulamentos da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) e da Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) e em nenhum dizia isso”, relatou Fernanda.
Fernanda e as atletas foram ao Ministério Público e à Defensoria Pública para tentar acordo e assim poderem se inscrever, mas sem sucesso, o MPE afirma dano ainda não se materializou, pois campeonato ainda será na segunda-feira.
Fernanda participou de um campeonato em Sergipe, no ano de 2009, é campeã nacional de muay thai 2010 e 2011, tetracampeã estadual 2008, 2009,2010 e 2012 e defende a categoria 54 kg. O treinador de Fernanda, Renildo Espirito Santo Bastista, 56 anos, falou que por várias vezes, tentou resolver a situação, buscar respostas, mas sem sucesso.
“As alunas treinam bastante e esse campeonato é muito importante, em nenhum regulamento, diz que lutadores de muay thai não podem competir com boxe. A única regra do CBBoxe, é que não admite a participação de atleta que tenha participado de competição profissional ou tenha firmado contrato visando lucro com outra entidade, mas minhas alunas participam sempre como amadoras, na verdade acredito que exista algum tipo de ‘rixa’”, diz treinador.
O treinador, também quer que tudo seja resolvido e provado no papel. “Já que elas não podem participar, então provem onde está escrito”, finalizou o treinador.
Sílvia Sandim Garcia, defende a categoria 64 quilos é tricampeã em sua categoria no Estado 2008, 2009 e 2012 e Janaína Gomes Nascimento, moradora de Dourados atua em K1 e muay thai, também ficaram de fora do Campeonato.
Por telefone a equipe de reportagem da do MSRecord.com.br tentou falar com presidente da Federação de Boxe do Estado do Mato Grosso do Sul, Marcelo Nunes, mas não conseguiu contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA COPA DOS CAMPEÕES-BAHIA!

Parabéns à todos envolvidos no projeto!! Nesta quarta feira/01/05/24 aconteceu a final da copa dos campeões -BA. Elevando o nível do pugilis...