O lendário boxeador lituano Algirdas Socikas, o bicampeão europeu e seis vezes Campeão Nacional União Soviética, faleceu em Kaunas, na semana passada, com a idade de 84, deixando para trás um legado que vai viver. Ele agora faz parte do folclore de boxe.
Nascido na pequena aldeia de Zalias Ostempas em 14 de maio de 1928, Socikas teve que esperar até depois da Segunda Guerra Mundial a deixar sua marca no cenário internacional, mas quando o fez valeu a pena esperar. Um boxeador graciosa com a técnica de suntuoso, o seu estilo único foi hipnotizante.
Depois de quebrar a vencendo o primeiro de seis lituano Championships em 1947, ele foi para a triunfar no Campeonato Soviético em 1950, para anunciar sua chegada no cenário mundial. Outros títulos nacionais seguidos e em 1953 ele varreu tudo antes dele no Campeonato Europeu de reivindicar a medalha de ouro na capital polonesa Varsóvia.
Ele participou do 1952 Jogos Olímpicos de Helsínquia, porém, foi derrotado nas quartas de final e, como tal, só ficou de fora em uma medalha. Pondo isso decepção atrás dele, Socikas reafirmou seu domínio continental, defendendo seu título europeu em Berlim Ocidental, um ano depois.
Depois de pendurar as luvas em 1957, ele passou a forjar uma carreira de treinador de sucesso. Guiando seus pugilistas para honras em grandes palcos de todos. Tóquio 1964 Olimpíadas medalhista de prata Ricardas Tamulis, Algimantas Zurza, duas vezes Campeão Nacional Soviética Juozas Juocevicius, Nikolajus Jarofejevas e Cidade do México 1968 Olimpíadas medalhista de prata Jonas Cepulis todos beneficiaram amplo conhecimento Socikas 'do esporte.
Socikas recebeu o prêmio União Soviética treinador honorário em 1964 antes de se tornar um cidadão honorário da cidade de Kaunas em 1997. Depois disso, o lituano Federação de Boxe re-nomeado seu torneio internacional em sua honra e, agora, a cada primavera, alguns dos melhores pugilistas de todo o mundo convergem para Kaunas para lutar por um dos prêmios mundiais de topo.
A edição de 2013 do torneio Socikas Algirdas será uma celebração especial comemorativa de um dos grandes nomes verdadeiros do esporte. Sepultado no Cemitério Petrasiunai, lugar de descanso da Lituânia para pessoas influentes, Socikas será para sempre lembrado.
Destaques da carreira:
1953 - Campeão Europeu (Varsóvia, POL)
1953 - Campeão Europeu (Berlim Ocidental, GER)
1950-1954 e 1956 - União Soviética Campeão Nacional
1947-1948, 1951-1953 e 1956 - Lithuanien Campeão Nacional
1948, 1950, 1952 - Baltic Champion
Comentários
Postar um comentário