terça-feira, 20 de novembro de 2012

MÉS DA COSNCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra e é feriado no Brasil, símbolo de resistência à opressão.
Desde 2003, a data de 20 de Novembro foi escolhido em São Paulo, Rio de Janeiro e em muitas outras cidades do Brasil, para comemorar o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695 pelo exército Português , que exibiu sua cabeça decepada na praça central da cidade de Recife.
Zumbi foi o último dos líderes do território autônomo dos Palmares, um quilombo formado em 1604. Considerado o símbolo da resistência contra a onipotência dos senhores brancos, esta comunidade de escravos libertos, que contavam, no auge do seu poder de 30.000 habitantes, teve que sofrer durante seus 90 anos de existência, muitos ataques portugueses, mas também holandeses. É um herói para a comunidade afro-brasileira, tanto no Brasil e na América Latina em geral.
Durante este feriado, o dia decretado "consciência negra" (Consciência Negra), os eventos culturais são realizados em todo o país para comemorar a memória de sua morte, porque o personagem se tornou um ícone do anti-escravidão e anti-colonialista. Estes eventos permitem-lhe realçar a consciência e resistência afro-brasileira, para não esquecer as raízes ea história humana real.
Tentativa de compensar a enorme perda sofrida pela população negra, ações afirmativas (também chamado de descriminação positiva) está tentando promover, centrando a sua entrada na universidade, por exemplo. O ensino da história e da cultura dos americanos Africano tornou-se obrigatória a partir da escola primária. O Movimento Negro Unificado, a principal associação contra o racismo, as vozes dos negros e os anfitriões de um desfile anual sobre a Avenida Paulista, em São Paulo. Muitas festividades em todo o país também estão no programa.
Hoje, esta festa chegou a um nível internacional, nomeadamente através da divulgação da Capoeira Angola, para a qual a data é importante..  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

torneios dos campeões 2024! e neste sábado 27/04/24.fonte boxe-bahia

*TORNEIO DOS CAMPEÕES.* Programação do dia *27.04.24* Local: *C.T. Waldemar Santana* - Largo de Roma. Horário: *14:30* *ELITE FEMININO.*    ...