sexta-feira, 31 de agosto de 2012

boxe INTERMUNICIPAL



Jovem de Lauro de Freitas é campeão do boxe nos Jogos Abertos do Interior (Via Lauro De Freitas Decom)

Fernando Leite Figueiredo, 17 anos, conquistou o 1º lugar nas disputas da modalidade individual de boxe nos Jogos Abertos do Interior de 2012, encerrado na última quarta-feira. O jovem treina no Programa Escola Aberta (PEA), que começou a frequentar em 2008. “Pra mim é um orgulho poder representar meu município e ficar entre os melhores na competição do boxe, sobretudo nesta modalidade que gosto tanto. Estou muito feliz”, celebrou Fernando. “Quero me destacar cada vez mais e divulgar o esporte de Lauro de Freitas”.

Em 2006, Lauro de Freitas foi um dos primeiros municípios do país a implantar o Escola Aberta, que busca estreitar os laços entre a escola e a comunidade, nos finais de semana. Segundo Fernando, o programa serve como estímulo para ele. “Desejo ser profissional. Treino todos os dias. Eu que era ocioso, não sou mais. Sei que muitos jo
vens podem ser ajudados também. Passo adiante o que sei e indico para meus amigos o esporte, não apenas pela saúde, mas como forma adicional de se livrar da violência e das drogas”.

A coordenadora cultural do programa, Sirlene Lisboa, informou que a resposta dada pelos jovens está sendo além do esperado. “O programa tem o diferencial de conquistar as pessoas de forma espontânea, com a proposta de valorização do espaço escolar e a democratização. O destaque é consequência do querer de cada um e Fernando é um desses exemplos. A resposta vem do coletivo. As escolas, os participantes, as famílias e a comunidade, todos atuam juntos para que o programa revele potenciais como esses”.

As aulas de boxe são ministradas em parceria com a Associação de Pugilismo União de Lauro Freitas. A associação foi criada pelo oficineiro Elias Roberto, que ainda é voluntário do programa. “Elias Roberto tem feito um ótimo trabalho no município de incentivo ao esporte e ao boxe. É uma porta que se abre para esses jovens”, afirma.

No município, cerca de cinco mil pessoas participam das atividades do Programa Escola Aberta, em 26 unidades escolares que acolhem a comunidade com oficinas e prática de esportes. Dança, artesanato, culinária, música, informática, karatê, judô, jiu-jitsu, boxe, capoeira angola e recreação esportiva estão entre as opções.

Os jogos abertos contaram com a participação de mais de 100 atletas nas modalidades individuais que também reuniu judô, natação, atletismo, tênis de mesa e xadrez, entre outros. Os Jogos Abertos do Interior é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e apoio das prefeituras locais. É considerada a maior competição do esporte amador do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ QUE TREINAR BOXE OLIMPICO! EQUIPE ASPUGULF

PROJETO LUTAR PARA VENCER  ELE ACONTECE EM DOIS NÚCLEO. ESCOLA EURIDES SANTANA(segunda e quarta, das 17as 19 horas)E GINÁSIO DE ESPORTES(seg...