quinta-feira, 19 de julho de 2012

ESPORTES


  • -A
  • +A
BOXE

Boxe

O boxe é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, expressão utilizada na Inglaterra desde o século X.
A luta é regida por pontos, que são dados por cinco juízes. Mas a pontuação só vai para o atleta se três dos cinco juízes apertarem o botão de pontuação no espaço de um segundo, validando o golpe. O placar é atualizado instantaneamente. O nocaute é obtido caso a diferença entre os dois boxeadores alcance 15 pontos. Caso isso não aconteça ao final da luta, quem tiver mais pontos vence. Caso haja empate, é feito uma contagem de pontos que não foram contabilizados pela maioria dos juízes.
Marca-se um ponto para um lutador no boxe amador quando ele acerta o rival com a parte marcada de branco da luva em partes permitidas do corpo, que são o rosto e os lados da cabeça, a frente e os lados do dorso. Socos nos braços, por exemplo, não contam pontos.
Tempo: A luta é disputada em três assaltos de três minutos cada um, com intervalo de um minuto entre os rounds. No feminino, são quatro assaltos de dois minutos.
Nocaute técnico: O árbitro pode declarar um lutador vitorioso se o seu adversário estiver sendo muito castigado. A comissão técnica de um lutador que visivelmente está sendo castigado pode declarar desistência jogando uma toalha para dentro do ringue.
Categorias: mosca (-49 kg); mosca-ligeiro (-52 kg); galo (-56 kg); leve (-60 kg); meio-médio-ligeiro (-64 kg); meio-médio (-69 kg); médio (-75 kg); meio-pesado (-81 kg); pesado (-91 kg); superpesado (+91 kg). No feminino: leve (-51 kg); médio (-60 kg) e pesado (-75 kg).
Créditos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

torneios dos campeões 2024! e neste sábado 27/04/24.fonte boxe-bahia

*TORNEIO DOS CAMPEÕES.* Programação do dia *27.04.24* Local: *C.T. Waldemar Santana* - Largo de Roma. Horário: *14:30* *ELITE FEMININO.*    ...