Dr:Alcides Sagarra caron
Alcides nasceu em Santiago de Cuba.
Entre 1951 e 1954, ele próprio foi um boxeador ativo, mas desistiu devido à asma. Trabalhou como mecânico mas continuou a estudar no Instituto Desportivo Manuel Fajardo.
Em 1962 tornou-se treinador que rapidamente ganhou a reputação de ser um disciplinador rigoroso, em 1963 preparou os boxeadores da província de Havanna para os campeonatos nacionais. Ele procurou a ajuda do professor da Alemanha Oriental Kurt Rosentil para desenvolver todos os tipos de métodos de treinamento inovadores. Ele teve tanto sucesso que já em 1964 foi promovido a técnico nacional. Também foi fundamental Andrey Chervonenko, um treinador soviético enviado para compartilhar técnicas de treinamento como uma demonstração de solidariedade ao comunismo. As primeiras estrelas da equipe foram Enrique Regüeiferos (63,5 kg), Rolando Garbey (71 kg) e Roberto Caminero (60 kg), primeiro campeão cubano do PanAm em 1963.
Cuba conquistou medalhas nas Olimpíadas pela primeira vez em 1968 (Regüeiferos, Garbey). Ele ajudou a desenvolver as habilidades de superestrelas amadoras, como Teofilo Stevenson, três vezes medalhista de ouro olímpico, que derrotou Duane Bobick por nocaute em 1972 para iniciar o domínio dos pesos pesados e Félix Savón.
Em 1992, a Universidade de Havana concedeu-lhe o título científico de "Doutor em Ciências Pedagógicas". Em 2001 aposentou-se do cargo de técnico nacional, cargo agora ocupado por Sarbelio Fuentes.
Seu recorde é de 32 medalhas de ouro olímpicas, 63 campeonatos mundiais (sênior), 64 títulos mundiais júnior/cadete.
Comentários
Postar um comentário