terça-feira, 6 de agosto de 2019

Deu no Facebook de Juceilen

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Oi pessoal, como vocês estão?
Por aqui melhor impossível! Depois da grande conquista da medalha de prata no Panamericano tive uma linda homenagem na minha cidade, minha família, amigos e companheiros do meu projeto da MM Boxe me receberam com uma enorme festa, com direito a carreata, samba e churrasco!
Bom, preferi por esses dias só curtir a minha conquista e não comentar sobre um episódio que acabou ocorrendo no dia da final e que infelizmente tomou proporções das quais eu não gostaria que tivesse tomado.
Então eu gostaria de expor o que realmente aconteceu no episódio do Pan, onde um jornalista divulgou que eu fui censurada pelo meu treinador, Mateus Alves.

Após a luta final, eu estava na zona mista respondendo com atenção e carinho cada um dos repórteres presentes. Estava em êxtase, muito feliz pela conquista da prata no Pan. Após algumas perguntas sobre aquela conquista, a mais importante da minha carreira (que se iniciou há 12 anos atrás, quando eu tinha apenas 11 anos), um jornalista me interpelou pedindo para que eu desse minha opinião sobre o atual contexto político do Brasil. Ele me perguntou o que eu achava sobre  fascismo no Brasil atualmente. Em nenhum momento ele me perguntou sobre racismo, ou empoderamento feminino. Sei da importância das pautas sociais, mas ao contrário do que diz o repórter na sua reportagem não sou uma pessoa de me posicionar publicamente sobre esses assuntos.

Sou mulher, sou negra, sou da periferia do interior do Brasil e luto boxe. Isso por si já diz muito sobre mim, mais do que qualquer declaração dita.

Tendo em vista o atual cenário político brasileiro que se encontra altamente polarizado, posso considerar agora que foi uma pergunta pretensiosa e tendenciosa, que me colocou em uma situação muito desconfortável. Qualquer que fosse minha resposta eu tenho certeza que eu sofreria consequências negativas.

Antes mesmo que eu conseguisse raciocinar sobre o tema, tão complexo para mim, meu treinador interrompeu a abordagem invasiva do jornalista. Eu não fui proibida de dizer nada pelo meu treinador, mas sim ajudada por ele a sair daquela situação incômoda.

Não me senti censurada. Não me senti incomodada com o 'corte' do Mateus, mas sim com a pergunta do jornalista. Ele me colocou numa sinuca de bico.

Depois do ocorrido, o jornalista Demétrio não me procurou para me perguntar se eu me senti censurada. Não perguntou se eu concordava com a visão dele sobre o fato. Se ele tivesse me procurado, minha resposta seria que confio no meu treinador e me sinto bem com nossa relação profissional. Mas ao invés de tentar esclarecer os fatos, ele preferiu usar minha imagem para seu próprio benefício, divulgando inverdades e me expondo de maneira incoveniente. Não queria estar falando sobre isso, mas sim sobre minha conquista, a mais importante da minha longa trajetória.

Espero ter deixado claro e dado um ponto final nessa situação, para eu poder me focar cem por cento nas próximas competições e minha tão sonhada classificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Agradeço o apoio e o carinho de todos!

Jucielen Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DA COPA DOS CAMPEÕES-BAHIA!

Parabéns à todos envolvidos no projeto!! Nesta quarta feira/01/05/24 aconteceu a final da copa dos campeões -BA. Elevando o nível do pugilis...