terça-feira, 11 de abril de 2017

GRADUAÇÃO NO BOXE !Texto de Leonardo Macedo. Muito Boa definição sobre o tema "graduação no boxe".

GRADUAÇÃO PRA QUE?

O boxe não tem graduação. Em quase todas as artes marciais ( boxe não é uma arte marcial e sim um esporte de combate ) de origem oriental existem as faixas , ate mesmo a capoeira que é uma luta ocidental existe o cordão. A graduação tem todo um aspecto importante dentro das tradições de suas práticas, ela representam o quanto determinado o indivíduo está se dedicando a ela desde o tempo em que ele pratica e ao esforço que ele se empenha. Os menos graduados devem respeito ao mais graduado, assim como na vida onde devemos respeitar os mais velhos, ou em situações de hierarquia como no exército ou numa empresa na relação entre chefes e funcionários. Porém na modalidade do boxe isso não ocorre. Não explicitamente como nas outras lutas.
Mas então como é feita essa regulação de experiência, hierarquia, a divisão entre atletas? O boxe esse detalhe fica subentendido. As pessoas tem que andar na rua com seus diplomas á mostra para comprovarem no que são formadas ou o quanto de conhecimento possuem? Professores tem que andar com seu diplomas a mostra para mostrarem sua titulação de mestres ou doutores? No boxe acontece a mesma situação. Partimos do princípio que todos devem ser respeitados, nunca devemos subestimar ninguém, sempre devemos estar atentos e observando tudo ao nosso redor, e assim descobriremos "quem é quem".
Quem realmente vivenciou o boxe verdadeiro já passou por essa situação:
Você e sua equipe visita uma academia e la não temos a certeza do que vamos encontrar, os atletas de pesam, os técnicos conversam entre si:
"esse tem 15 anos, mas ainda não tem nenhuma  luta" "o meu também tem 15 e uma luta só, a diferença é só de dois kilos, vamos casar" "Rapaz tenho um de 13 anos e 60 kg aqui também , mas já tem umas sete lutas, tem algum ai?" Poxa esse ai não dá com meu menino não, o meu ainda tem 14 mas nunca lutou, mas tenho um que vai estrear na forja no 75 tem algum ai?" "Tem um juvenil que da pra fazer vamos por?" "Fechô". Sempre foi assim e sempre será, isso é boxe.
Mas ai você pode se perguntar: mas e se os técnicos estiverem mentindo, escondendo o jogo, falando que o atleta tem poucas lutas mas na verdade é veterano, que é infantil mas na verdade é cadete? Realmente isso pode acontecer e ainda infelizmente acontecerá. Mas desde quando na vida só temos contatos com pessoas sérias e honestas, de boa índole que não querem passar ninguém para trás com mentiras? O boxe te prepara pra isso também. Depois de muito tempo a gente aprende a obter as respostas nos pequenos detalhes, aprende em podermos confiar, aprende como agir ao entrar em uma academia ou ginásio, a observar um a um, olhar os detalhes, sentir toda a energia que a nobre arte transborda. O boxe  te prepara pra vida.
Deixo claro que o intuito desse texto é apenas demonstrar que o boxe tem a suas tradições e seus costumes, como as outras modalidades e queremos que assim sejam mantidas. A franquia que estimula tais graduações dentro do boxe disse em nota oficial que se trata apenas de um nivelamento entre seus alunos para ter um melhor controle em possíveis competições internas.
Li de defensores que se trata também de um incentivo para os alunos. Mas me diga que incentivo é maior do que realizar uma atividade física sabendo da melhora de sua condição física? Que incentivo é maior de você superar  seus limites, vencer seu medo? Que incentivo é maior do você conseguir se tornar o melhor naquilo que você faz? Você precisa de um diploma pra por na parede? Você precisa usar uma camisa colorida para provar isso? Ou você precisa apenas estar seguro de si?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ QUE TREINAR BOXE OLIMPICO! EQUIPE ASPUGULF

PROJETO LUTAR PARA VENCER  ELE ACONTECE EM DOIS NÚCLEO. ESCOLA EURIDES SANTANA(segunda e quarta, das 17as 19 horas)E GINÁSIO DE ESPORTES(seg...