Conquistas históricas no Mundial de Boxe




Num dia para entrar na história do Boxe brasileiro, Everton Lopes e Esquiva Florentino passaram paras as semifinais do Campeonato Mundial de Boxe Olímpico de Baku, Azerbaijão.
Pela categoria até 75kg, Esquiva foi o primeiro a subir no ringue e enfrentou o cazaque Danabek Suzhanov. O brasileiro venceu por 13:10 e lutará na próxima sexta-feira contra o japonês Ryota Murata.
Logo após o combate de Esquiva, Everton Lopes lutou contra o experiente Kate Gyula, da Hungria. Embora o primeiro round tenha encerrado com a vantagem de um ponto para o húngaro, Everton reagiu e, quando vencia por 20:08 no terceiro round, sofreu um golpe abaixo da linha da cintura, o que ocasionou na desqualificação de seu adversário. Everton pega o italiano Vicenzo Mangiacapre também na sexta-feira.
O fato triste do dia fora a reversão do resultado da luta de Robson Conceição, que venceu, na terça-feira, o ucraniano Vasyl Lomachenco por 20:19.
A luta de Robson procedeu normalmente no primeiro round, que terminou empatado em 5:5. Robson virou a luta no segundo round, que terminou em 13:10 para o brasileiro. A equipe ucraniana protestou contra os fatos ocorridos no terceiro round, quando houve duas penalizações ao atleta ucraniano: uma por ter dado quatro golpes abaixo da linha de cintura, e outra por ter golpeado após o break (quando o árbitro determina que os boxeadores se separam após um clinche). O brasileiro também foi penalizado por excesso de clinche. Com isso, a luta terminou em 20:19 para Robson.
Por volta das duas horas da manhã local, a delegação brasileira foi informada de que a equipe ucraniana havia entrado com recurso junto a AIBA, Associação Internacional de Boxe, e que a gravação da luta foi assistida por três vezes por um júri escolhido pela AIBA, que decretou a reversão do resultado.
Alegando que o quarto golpe abaixo da linha de cintura desferido pelo ucraniano havia sido legal, e que o atleta brasileiro havia caído cinco vezes durante o combate e não foi penalizado por isso, o júri chegou à conclusão de que o árbitro havia errado ao penalizar o ucraniano, e que também errou em não descontar pontos do Robson pelas quedas. Com esta determinação o árbitro fora excluído do Mundial.
Londres 2012
Além das classificações conquistadas por Everton Lopes e Esquiva Florentino para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o meio pesado Yamaguchi Falcão e o peso leve Robson Conceição ainda podem ser classificados.
Se o uzbeque Elshod Rasulov, que eliminou Yamaguchi nas oitavas do Mundial e se classificou hoje para as semifinais de sexta-feira, vencer sua próxima luta, o brasileiro será automaticamente classificado para Londres 2012, já que se classificam os dez primeiros de sua categoria. O mesmo acontece com Robson, caso Vasyl Lomachenco seja campeão ou vice no Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LOJAS ACRION