sábado, 9 de novembro de 2013

Carioca nota 10: Raff Giglio!! fonte veja rio

O instrutor de boxe Raff Giglio tem uma academia que fornece bolsa integral a jovens moradores do Vidigal

por Ernesto Neves | 08 de Novembro de 2013
selmy yassuda


Ao voltar dos Jogos de Londres com uma medalha de prata, no ano passado, o boxeador Esquiva Falcão teve como prioridade ir à favela do Vidigal. Primeiro brasileiro a participar de uma final olímpica da modalidade, ele fez questão de agradecer a seu antigo treinador, o carioca Raff Giglio. Foi na academia dele, então instalada na subida do morro, que o atleta capixaba pôde desenvolver seu talento para o ringue. Aberta há vinte anos e de início voltada para alunos de classe média, a unidade aos poucos passou a atender também os moradores da favela. "Os garotos ficavam na porta, olhando os outros treinar", lembra o professor, que, sensibilizado, começou a oferecer bolsas integrais a quem não podia arcar com a mensalidade. Para bancar o projeto, Giglio teve de se desdobrar entre as aulas no Vidigal e três outros empregos. A extenuante rotina se estendeu até 2007, quando obteve patrocínio e pôde, enfim, se dedicar à iniciativa em tempo integral. "Era a realização de um sonho", diz ele, que aproveitou para fundar o Instituto Todos na Luta.

O financiamento permitiu que fossem oferecidas 100 bolsas integrais, além da contratação de uma equipe de apoio e do fornecimento de cesta básica e auxílio financeiro aos aprendizes. No entanto, o patrocínio expirou em 2012. Para complicar, o ano também foi marcado pela especulação imobiliária naquela área, que o obrigou a entregar o ponto. Desde então, as turmas foram reduzidas à metade e as aulas têm sido realizadas de improviso na associação de moradores. Em busca de um novo espaço para seu centro de treinamento, o professor encontrou um degradado galpão no alto do Vidigal, que passa por uma reforma de 30 000 reais — bancada por doadores —, com previsão de término em janeiro. Já o aluguel, de 1 500 reais, vem sendo pago pelo ator Malvino Salvador, um ex-pupilo. Giglio briga agora para obter um novo patrocínio, que viabilize o incremento do projeto. "Mesmo com as dificuldades, conseguimos manter uma equipe de alto rendimento", afirma ele, que chegou a lutar profissionalmente nos anos 90. "É uma satisfação sem tamanho saber que você salvou uma vida pelo esporte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

​🥊 Preparação Física no Boxe: Foco e Potência!

A preparação física no boxe é fundamental, pois exige um alto nível de resistência, força explosiva, agilidade e coordenação motora para agu...